Ucranianos

Suporte as famílias ucranianas

Uma igreja apostólica tem uma visão além de suas fronteiras; afinal, ela sabe que é a real resposta de paz em um mundo de guerras.

Recentemente, vimos a invasão da Rússia à Ucrânia, que deixou um rastro de morte e destruição, levando milhões de ucranianos a fugirem de seu país, dentre eles mulheres, crianças e idosos.

Muitos órfãos e mulheres foram sequestrados; alguns por quadrilhas de tráfico de órgãos, e outros para escravidão sexual.

Além daqueles que infelizmente, perderam suas vidas ao tentarem fugir em meio aos bombardeios russos. Diante de um cenário tão grave de violação dos direitos humanos básicos, a Igreja de Jesus não poderia ficar inerte! E em parceria com o GKPN, nos colocamos à disposição para acolher e cuidar integralmente de 8 famílias ucranianas que fugiram da guerra; um total de 33 pessoas, das quais temos cuidado.

Num primeiro momento, estas famílias ficaram em um hotel; enquanto — com o apoio e a generosidade dos membros da Igreja da Cidade e de todos que sentiram a dor destes refugiados — os apartamentos que seriam seus novos lares fossem completamente equipados. 
“Nosso plano, é patrocinar estadia deles no Brasil por um ano;  após esse período, eles poderão decidir se voltarão para a sua terra ou permanecerão por aqui.” 

Todos que estão em idade escolar ganharam bolsa integral no Colégio Inspire; e cada um dos refugiados está tendo aulas de inglês e português para facilitar e agilizar a ambientação. Toda essa infraestrutura necessária para o dia a dia, está sendo integralmente paga pela Igreja da Cidade e empresas parceiras.

Além de tudo isso, auxiliamos cada um deles a tirar os documentos necessários em conjunto com o Consulado, Polícia Federal e Embaixadas. Para cada uma das famílias de refugiados levantamos uma família “cuidadora” que fica responsável por cuidar de tudo que for necessário, além de facilitar no processo de imersão da cultura brasileira.

Outra missão que também aceitamos, foi a de abrigarmos aqui em São José dos Campos, 16 órfãos, juntamente com o casal que detém sua guarda legal; estamos finalizando os detalhes e todos ficarão juntos em uma casa ampla e espaçosa que contará com uma cozinheira, e também uma equipe que dará todo o suporte que precisarem.

Embora sejam órfãos, estas crianças não passarão pelo processo de adoção no Brasil; ficarão aqui provavelmente por um ano, e então serão reintegradas ao núcleo familiar que restou no pós-guerra, tudo acompanhado pelas autoridades ucranianas e brasileiras desde a chegada ao Brasil até o futuro regresso ao país de origem deles.

E assim, seguimos nossa jornada cumprindo a grande comissão! Cuidando dos que estão perto, sem nos descuidarmos dos que estão longe.

Faça sua doação!

Toda contribuição é destinada diretamente as famílias ucrânianas atendidas pela Cidade Social.

Faça um PIX:

Chave: ucrania@cidadesocial.org.br

5c5863c5-4c3c-4fb3-af39-a31036efd03b